Nos nossos posts sempre falamos que o melhor negócio é, além de pesquisar tudo que puder sobre a sua viagem, também verificar nos sites dos programas que fornecem lounges em quais terminais e locais do aeroporto estão localizadas as salas. Assim fica mais fácil para você encontrá-las. Porém, nem sempre esses sites possuem a informação correta.
Nosso “amigo” Faustão estaria dando pulos agora no aeroporto de Kilimanjaro, na região de Arusha na Tanzania. Acredite: Apesar dos sites (Priority Pass, Lounge Key, Diners Club) indicarem que a sala ficava Airside, o acesso era Landside . Já explicamos aqui no Blog sobre as diferenças entre os termos.
Agora imagine que seu voo estava marcado para as 15h, mas infelizmente, atrasou para às 17h e você chegou no aeroporto perto das 13h. O check-in na Tanzania pode ser feito somente duas horas antes da decolagem. Atrasos acontecem, até aí ok. Mas, como você tem acesso à Sala VIP, fica tranquilo, pois poderá aguardar com conforto ou, no nosso caso, PODERIA.
Como mencionei acima, segundo os sites, o acesso à sala no Aeroporto de Kilimanjaro seria depois do Raio-X, no piso superior. Contudo, você só pode passar o Raio-X depois que despachar as suas bagagens. Ou seja: nos restaram os bancos de ferro e espera de duas horas. Quando o horário chegou ficamos felizes. Entregamos as malas e nos dirigimos ao Raio-X. Detalhe: Descobrimos com a funcionária que o Tanzanite Lounge era fora da área segura. E poderia ter sido acessada a qualquer momento enquanto esperávamos no saguão do aeroporto. Entendeu nosso drama né?
Infelizmente a sinalização não é o forte dos aeroportos na África. Não há qualquer placa apontando para o lounge, muito menos à escada que leva até o segundo andar. É preciso ser um explorador de aeroportos para encontrá-lo e descobrir que o Business Class Lounge é exatamente o mesmo Tanzanite Lounge que procuramos, e por algum motivo a placa caiu…
AVALIAÇÃO
Resolvido o problema, nos restou aproveitar as quase duas horas e descobrir o que o Tanzanite Lounge tem a nos oferecer. Uma sala grande, com vista para a pista, vários sofás bem distribuídos e uma única TV. A cadeira de massagem eletrônica, fiel em todas as salas da Tanzania estava ali mas ninguém utilizou enquanto estávamos próximos.
A recepcionista que faz o cadastro de todos que acessam o Lounge é a única funcionária. Ou seja, muitos passageiros começaram a entrar no bar porque não havia nenhum garçom para entregar uma bebida alcóolica. Um senhor que pegou uma cerveja perdeu alguns minutos tentando encontrar um abridor de garrafas atrás do balcão.
Para comer, batata frita, amendoim e alguns salgados e doces com cara de ontem em uma estufa. Pra piorar, um cheiro forte de esgoto vinha dos banheiros e tomava conta da sala. Banheiros comuns e razoavelmente limpos mas, como falei, com cheiro muito forte de esgoto. E se alguém estivesse pensando em tomar uma ducha, sem chance: nada de chuveiros.
A sala estava razoavelmente cheia. E talvez por isso a Internet perdia conexão com o modem. Foi perda de tempo tentar utilizar o Wifi durante o tempo que permanecemos ali. Vale lembrar que a sala é utilizada por algumas companhias aéreas para passageiros viajando em executiva e primeira classe. Em alguns momentos ela fica bem movimentada.
Conforto | |
Alimentação | |
Bebidas | |
Display Vôos | Não disponível |
Localização | |
Banheiros | |
Chuveiros | Não disponível |
Data da visita: 27 Dez 2017
COMO ACESSAR
Nós acessamos com o cartão de crédito Diners Club, emitido no Brasil. Ele dá acesso a centenas de salas vip em aeroportos de todo o mundo. É comum que as salas Diners Club, Priority Pass e LoungeKey sejam as mesmas, como neste caso.
Descritivo do Lounge no Priority Pass
Descritivo do Lounge no DinersClub Lounges
Descritivo do Lounge no LoungeKey (MasterCard Experiences)
Nota: As fotos que ilustram os sites acima mostram um outro espaço com a mesma mobília. Tudo indica que a sala possa ter mudado de lugar há pouco tempo e, talvez por isso, o erro na localização.
Pra fechar: deixamos a foto da entrada. Para que você não corra o risco de não encontrá-la, assim como nós. E lembre-se: é LANDSIDE.
OUTRAS SALAS NA TANZANIA
Aeroporto Internacional Dar Es Salaam
Aeroporto Internacional Zanzibar