Foi divulgado nesta quarta-feira (25/abr/2018) o Relatório do Desempenho Operacional dos Aeroportos no 1º trimestre de 2018, uma pesquisa realizada pela Secretaria Nacional da Aviação Civil que reúne avaliações dos passageiros em 20 aeroportos.
O relatório aponta os melhores e piores aeroportos brasileiros, além dos principais pontos positivos de cada um e das maiores reclamações dos passageiros a respeito dos serviços prestados.
Apesar de, teoricamente, servir de base para que o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil faça melhorias em nossos aeroportos, a pesquisa raramente mostra algo novo ou extraordinário.
OS MELHORES
Entre os aeroportos melhor avaliados, estão Campinas e Curitiba, com o Aeroporto de Confins em Belo Horizonte na terceira colocação. Entre os piores, estão Vitória e Florianópolis, com avaliações que podem ser consideradas péssimas do ponto de vista da satisfação do viajante com notas abaixo de 4, média mínima estabelecida pelo Governo Federal.
Vale lembrar que o Aeroporto de Vitória teve sua reforma inaugurada no fim de Março, e a pesquisa compila dados a partir de Janeiro. Já Florianópolis, teve sua administração terceirizada no último leilão de aeroportos brasileiros. A nova administradora, Zurich, assumiu a operação em janeiro com a promessa de construir um novíssimo aeroporto no mesmo terreno do atual.
RECLAMAÇÕES
A pesquisa também apontou o que precisa melhorar em cada aeroporto. De uma forma geral, aponta-se para o custo-benefício das lanchonetes e restaurantes como a principal reclamação do consumidor, seguido por custo de estacionamento e custo dos produtos comerciais.
CONCLUSÃO
Como disse acima, a pesquisa não mostrou nenhuma novidade. Esperamos que os aeroportos que ocupam as últimas posições na avaliação dos passageiros realmente melhorem a partir da reforma de Vitória e da nova administração em Florianópolis.
A respeito do preço da alimentação nos aeroportos, é algo que a meu ver pouco mudará nos próximos anos, pois tornou-se cultural cobrar mais caro nesses lugares. Porém, a saída se dá com a boa e velha sala VIP que pode não ter uma exorbitância de comida, mas já nos deixa livre da exploração das lanchonetes e restaurantes, e têm o conforto que falta nos terminais.
E aí, já leu nosso guia com dicas para ter direito a Sala VIP em qualquer aeroporto do mundo?
Leia também: Guia das salas parceiras do Priority Pass em aeroportos brasileiros.
Vai viajar? Não esqueça o Seguro-Viagem
O MinhaSalaVIP é parceiro da Coris Seguros. Na Coris você encontra seguro viagem com coberturas específicas para as suas férias, viagem de negócios, intercâmbio ou qualquer outro tipo! Escolha seu destino, faça a cotação do seu seguro viagem e vamos juntos.
Clique aqui para as melhores opções em Seguro-Viagem do mercado.